DANÇAS CIRCULARES

As Danças Circulares são praticadas partindo do potencial de ancestralidade, do conhecimento ancestral que os cânticos carregam. Essa valorização diz respeito à arte comunitária e da gratidão, já que herdamos o conhecimento ancestral. Inclusive, ele é imprescindível para a evolução da nossa espécie.
Dança circular porque trabalha com diferentes culturas. Além do fator relevante histórico-cultural de lidar com culturas distintas e trabalhar nossa empatia em relação a diferentes culturas, nos traz inúmeras possibilidades de movimentos, isso porque as danças têm diferentes codificações gestuais, que trabalham diferentes musculaturas, inclusive a língua e o diafragma, no caso de danças com canto de mantras, por exemplo, e qualidades de movimento em relação ao espaço.
No guarda-chuva da Dança Circular, segundo a metodologia de Lila Vestury, há sustentação da Dança Circular da Paz Mundial, Dança Circular Sagrada, Dança Circular Meditativa, Dança Circular Terapêutica e Dança Circular.
Dança circular da paz mundial – as músicas costumam ser originais de povos antigos e preservadas pela escola de Dança Circular da Paz Mundial, situada nos EUA, fundada por Samuel Lewis (1896-1971).
Dança circular sagrada – Bernard Wosien (1908-1986), Escócia, buscava conectar a dança à dimensão religiosa.
Dança circular meditativa – Lila Vestury além da dimensão religiosa, cânticos religiosos, busca alinhamento pessoal e elevação espiritual – linha holística (energias).
Dança Circular Terapêutica – vem da Biodança de Rolando Toro (Chile), fundada em 1965. A Biodança é fundamentada em algumas linhas de arte e psicologia, como teatro, musicoterapia e Gestalt. A dança circular terapêutica objetiva a concentração e integração grupal com o propósito terapêutico, em um sentido emocional.
Dança Circular – segundo Vestury, é possível a formulação de novas coreografias (escritas da dança) com músicas contemporâneas, considerando sua relevância cultural e estabelecendo os princípios da Dança Circular de trabalhar a relação interpessoal.