• Ricardo Barbosa

Cliffs of Moher - Caminhando e meditando pelos paredões irlandeses.


O Projeto Viagens da Consciência foi à Irlanda em busca da integração com a natureza deste país e suas energias milenares presentes em seus locais e monumentos para acessarmos a nossa essência verdadeira e iniciarmos um processo de renascimento, para sermos os seres que realmente somos, integrados a tudo e a todos.

Em posts anteriores, falamos sobre nossas interações com Newgrange e Hill of Tara. Tanto em 2015 quanto em 2016, seguimos o mesmo roteiro de visitação e meditação.

No dia seguinte da visita a estes monumentos, saímos de Dublin, pegando as boas estradas irlandesas e seguimos por 270 km até o litoral oeste do país. Após 3 horas de viagem, com algumas paradas pelo caminho, chegamos a cidadezinha costeira de Lahinch para visita a nosso próximo destino : Cliffs of Moher.

Lahinch é uma acolhedora cidade irlandesa, que é o ponto de partida mais utilizado para acesso aos paredões de Cliffs of Moher.

Ela é realmente pequena, tendo menos de 1.000 habitantes fixos e é conhecida por receber turistas que chegam, não só para visitar os paredões, mas também para passarem momentos de lazer e descanso em suas praias e redondezas.

Só não podemos comparar com nossas praias no Brasil, pois o mar de Lahinch é frio e agitado, sendo ponto de surfistas também.

Ficamos, nas duas vezes, em um hotel familiar muito agradável chamado Sancta Maria Hotel (http://www.sancta-maria.ie) que tinha um preço justo, sem muito luxo, mas com as comodidades que um hotel 3 estrelas pode oferecer.

Chegamos, nos acomodamos e saímos pela cidade para conhecê-la, comprarmos mantimentos e lembranças e jantarmos.

No dia seguinte, pegamos os carros e fomos ao nosso destino, que ficava a cerca de 10 km ou 15 minutos por pequenas e apertadas estradas, mas bem sinalizadas e conservadas.

Antes, no meio do caminho, paramos na St. Bridget`s Well, uma fonte sagrada, dedicada a Santa Brígida, onde nos purificamos com suas águas.

Seguimos caminho e depois de deixarmos os carros em um estacionamento, fomos em direção aos famosos paredões.

Cliffs of Moher são paredões que ficam na costa oeste da Irlanda, sendo um conjunto de falésias localizadas no Condado de Clare, beirando o Oceano Atlântico.

É um conjunto de penhascos maravilhosos que se estendem por oito quilômetros e atingem alturas que chegam a 200 metros, sendo de uma rara beleza e de uma instigante magia.

No local existem várias trilhas, bem batidas, junto aos rochedos onde a maioria dos visitantes podem fazer suas caminhadas.

Há em Cliffs um Centro de Visitantes muito bem organizado e preparado para atender os milhares de turistas do mundo inteiro que por lá passam anualmente .

Por indicação de moradores da cidade, deixamos os carros em um outro estacionamento do lado contrário ao centro de Visitantes e cujo preço era bem mais barato. Começando pelo lado contrário dos turistas, teríamos mais tranquilidade e bem menos pessoas em nossa caminhada meditativa pelos paredões.

Assim que chegamos nas bordas dos paredões, Dora M Bentes, nos colocou em meditação em um local fantástico, cuja vista era de encher os olhos. Ficamos lá um tempo sentindo o vento, o barulho do mar lá embaixo e a energia que emanava do local.

Após esta curta meditação de conexão com o local e preenchimento com nossa energia essencial, iniciamos a caminhada meditativa, separadamente, para que cada um pudesse trabalhar o desapego emocional de todos os desencontros desta e de vidas passadas, que causaram a separação do nosso Eu interior , impedindo nossa realização pessoal e profissional.

Caminhamos quase 8 km até a outra ponta dos paredões, meditando e curtindo a paisagem exuberante do caminho. Nos dois anos que estivemos lá pegamos um tempo limpo, sem chuva e com temperaturas agradáveis, que aliadas as paisagens e as meditações, fizeram os 8 km passarem desapercebidos.

No final, chegamos ao Centro de Visitantes, onde visitamos a O'Briens Tower, descansamos e tomamos um lanche para recobrar as forças.

Voltamos a cidade satisfeitos e tranquilos, saindo a noite para brindarmos a mais um dia especial.

No dia seguinte seguimos viagem cedo para a cidade de Westport onde teríamos um encontro com nosso próximo destino: Croagh Patrick Mountain.

Mas isto fica para o próximo post.

Projeto Viagens da Consciência®

Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes

Informações e Inscrições:

WhatsApp: (11) 98651-1224

Rua dos Jacintos, 233 | São Paulo. SP | (11) 5585.0585


Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2019 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes