• Ricardo Barbosa

Viagens da Consciência® - 3 Praias do Guarujá: Como você enfrenta as trilhas enlameadas da sua vida


Chegamos de mais uma jornada do Projeto Viagens da Consciência®: um dia na região do Guarujá - SP que ainda preserva uma natureza exuberante com praias e trilhas pela mata que são ótimas para relaxamento e reflexão. Mas este passeio se mostrou mais desafiador do que esperávamos...

Fotos: Mariana Veloso

Primeira vivência nas ruínas de uma igreja do século XVI no caminho à Praia Preta. Fotos: Patrícia Junqueira e Camila Rodrigues

O DESAFIO DA TRILHA

No meio da jornada nos deparamos com uma trilha, entre a Praia Branca e a Praia Preta, que estava totalmente enlameada. Uma trilha escorregadia e íngreme, sem poucas opções para nos segurarmos e manter a estabilidade. Tínhamos que contar com nosso próprio equilíbrio.

Durante o caminho, a cada obstáculo e cada poça de lama que aparecia, vinha o questionamento, o medo e até raiva por parte de algumas pessoas. Muitos do grupo pensaram em voltar atrás e desistir da caminhada.

Ao mesmo tempo, foi surgindo também uma sensação de coragem, de aceitação e de força para assumir que éramos capazes de enfrentar a trilha e vencê-la.

Trilha entre a Praia Branca e a Praia Preta. Fotos: Patrícia Junqueira e Roberto Coelho

A CONSCIÊNCIA

E aí foi surgindo um sentimento de alegria, de cooperação e de integração, que nos deu a sensação de não estarmos sozinhos, de saber que estávamos juntos e que cada um cuidaria de si mesmo e do outro, de uma maneira plena, segura e especialmente leve e divertida.

Não é assim que fazemos em nossa vida?

Quantas vezes chegamos em momentos em que nos deparamos com "trilhas" que consideramos impossíveis de se atravessar e relutamos ou simplesmente desistimos?

Quantas vezes escolhemos ficar em nossas rotinas, em nossa zona de conforto, naquilo que é familiar para nós?

Quantas vezes perdemos uma grande oportunidade de crescimento na vida por medos e crenças?

Quantas vezes preferimos ficar sozinhos e recusar toda e qualquer oportunidade de ajuda e integração com outras pessoas?

E porque fazemos isto?

Fazemos porque não queremos sofrer. Recusamos as mudanças em nossas vida porque simplesmente não queremos o sofrimento e aí criamos medos e fantasmas, vivendo em uma realidade ilusória que não nos protege, mas nos trava e torna infelizes. E, ironicamente, nos faz sofrer mais.

Perdemos grandes oportunidades porque não entendemos que as adversidades surgem em nossa vida para que possamos crescer.

Ao assumirmos nossa coragem e nossa força interior, aceitando as adversidades e aprendendo com elas a seguir em frente, tomamos as rédeas de nossa vida e podemos alcançar qualquer destino ou objetivo que desejamos.

Este é um caminho individual, exclusivo de cada um de nós, mas quando ele é feito com pessoas ao nosso lado, em um espírito de compartilhamento e aprendizado mútuo, torna-se muito mais prazeroso e produtivo.

O PARAÍSO

Voltando à trilha e ao nosso passeio, no final todos chegamos alegres e repletos ao destino, uma paradisíaca e tranquila praia onde descansamos, nos banhamos, conversamos e comemos, refletindo e meditando sobre os desafios enfrentados na trilha.

Praia Preta - Guarujá - SP. Foto: Priscila Kubo

O RETORNO

Com o desafio vencido e a consciência adquirida, não foi necessário passar pela trilha de novo. Voltamos de barco, curtindo o passeio pelo mar: uma deliciosa surpresa que fechou com chave de ouro o nosso dia.

Foto: Priscila Kubo

Foto: Priscila Kubo

Assim deveria ser para todos nós, aceitar as adversidades, aprender e se surpreender com elas.

Ao enfrentá-las e vencê-las, criamos uma nova realidade em nossas vidas e podemos usufruir de algo bem melhor e mais prazeroso.

E você? Enfrenta suas trilhas enlameadas ou simplesmente foge delas?

_____

Se você gosta deste tipo de viagem de experiência e gostaria de vivênciá-la conosco, conheça as próximas propostas meditativas e destinos aqui.

#viagemdaconsciência #guarujá #praiapreta #trilha #meditação #desafios #consciência

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2019 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes