• Sónia Villar Mendes

O Reflexo de quem você enxerga quando se olha no espelho?


Ilustração: Henn Kim

“Se eu fosse mais alta...!”

“Se eu fosse mais magra...!”

“Se meu peito fosse maior...!”

“Eu tenho que dar conta! Tenho que ser forte!”

“Qualquer um conseguiria, por isso eu tenho que superar!”

“Tenho que ser a namorada perfeita... a mãe perfeita... a amante perfeita... a profissional perfeita!”

...

A mente feminina é um mar de exigências, uma avalanche de questionamentos e comparações! Qual de nós nunca se julgou, condenou e puniu por não ser PERFEITA??

Mas no fundo você sabe que a perfeição não existe! Quem definiu o que é perfeito?

"O perfeito é desumano", já dizia Fernando Pessoa!

O projeto “Reflexos” traz um espaço de encontro que possibilita que você olhe para suas raízes, entenda suas referências culturais, educacionais e sociais, com o objetivo de construir um novo e positivo sentido do Eu feminino! Perceber que é perfeita na sua “imperfeição”, identificando os gatilhos que a impulsionam para o desejo (muitas vezes inconsciente) de não respeitar seus próprios limites (físicos, emocionais, mentais) na busca de aceitação por parte do Mundo.

Refletindo um pouco...

Todos vivem numa realidade de polaridades, externamente e internamente. A vida e a morte, o frio e o calor, a luz e a sombra. Carl Gustav Jung definiu a sombra como “a parte negativa da personalidade, isto é, a soma das propriedades ocultas e desfavoráveis, das funções mal desenvolvidas e dos conteúdos do inconsciente pessoal”. E todos a tem! Será isso imperfeição?

Poderia dizer-se que os seres humanos são “bipolares”, uma vez que o seu equilíbrio depende da forma saudável em que circulam e oscilam entre as suas polaridades, as dualidades que a vida e o mundo trazem! Todas são necessárias a sua construção enquanto pessoa e essenciais à sua capacidade de adaptação às circunstâncias que a envolvem!

E de onde surgiu essa ideia de que a mulher tem que dar conta de tudo e com nota 10 em todas as matérias?

Milênios de História criaram essa herança e hoje o feminino na sociedade é o resultado dessa realidade construída e apoiada grandemente em conceitos patriarcais, baseados em lutas pelo poder! Homens e mulheres têm entrado em lutas internas e externas que dificultam a harmonia na forma como se refletem no mundo e como o integram em suas vidas.

Ao longo do tempo o olhar sobre o feminino tem vindo contaminado de vários pré-conceitos e estereótipos, imagens gastas e distorcidas de rebeldia coberta de frustração. Na vivência que proponho Reflexos, você vai entender e acolher a polaridade masculino-feminino, inerente a todos e tão importante na construção do Eu feminino, reconhecendo em si e nos outros essas duas manifestações que podem e devem coexistir em harmonia!

Para criar o sentido de “identidade pessoal”, existem princípios básicos na construção de nosso Ser. Sem esse entendimento o outro também se torna um ser difícil de acolher, entender e respeitar.

Vamos trabalhar juntas a possibilidade de reescrever nossa História, e prepararmos um legado para nossas descendentes baseado na aceitação, respeito e harmonia por nós mesmas e pelo outro!

Seu lugar está reservado!!

______

[VIVÊNCIA] REFLEXOS

"Reflita o amor por você mesma"

29 de setembro e 6 de outubro - Das 9h às 18h

Infos completas e inscrições: www.dorambentes.com/vivencia-reflexos

Sónia Villar Mendes é Psicóloga, Terapeuta quântica e Facilitadora relacional no âmbito psicossocial.

Atua como Terapeuta de Biofeedback Quântico (Grau Avançado certificada pela Quantum Alliance) e trabalha com grupos terapêuticos cujo objetivo é desenvolver a autoimagem positiva e a autoestima femininas, através de partilha de experiências e vivências.

#autoconsciência #feminino #identidade #autoimagem #autoestima #reflexos

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2020 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes®