• Mariana Veloso

Sete cores do arco-íris, Sete cachoeiras, Sete chacras

Um paraíso quase escondido na Serra do Mar foi o destino escolhido para mais uma edição do Projeto Viagens da Consciência. Em São Luís do Paraitinga, a apenas 170 km de São Paulo, encontra-se uma trilha com 7 cachoeiras, local perfeito para se ativar os 7 níveis da consciência, ou os 7 chacras do corpo humano.

Com o propósito de restabelecer nosso fluxo de realização de projetos através da integração dos chacras na natureza, partimos em um grupo de 15 pessoas rumo a Ecopousada Refúgio das 7 Cachoeiras, a fazenda/pousada que abriga a trilha.

Já na saída de São Paulo um presente e a certeza de que aquela viagem traria boas surpresas: um arco-íris abria nosso caminho. 7 cores que emolduravam a estrada que nos levaria às 7 cachoeiras. E não foi o único; cruzamos com pelo menos mais 3 arco-íris, cada um colorindo um céu diferente conforme a tarde caía.

A CHEGADA NA ECOPOUSADA

Cerca de 3 horas depois, parte delas em uma pequena estrada de terra no distrito de Catuçaba, chegamos à pousada, onde fomos recebidos pelos simpáticos cachorros dos proprietários.

Quartos da Ecopousada. Foto: Ricardo Barbosa

Salão de festas e reunião. Foto: Ricardo Barbosa

No Restaurante, com Zeus, um dos cachorros da Ecopousada. Foto: Eliane Christofoletti

A primeira proposta surpreendeu a todos: uma ida à cachoeira mais próxima à pousada, já de noite. A maior parte do grupo - formado por 14 mulheres e apenas um homem, o Ricardo, parceiro do Projeto – topou a aventura. Mãos dadas para encarar uma pequena trilha praticamente no escuro e o grupo já começava a se integrar. A energia Yin se intensificou na bela cachoeira de fortes características femininas, com águas mornas e acolhedoras, cobertas por um céu limpo onde o brilho da lua e das estrelas se destacava. Com os olhos já acostumados, retornamos sem lanterna da experiência intensa e também divertida.

Banho noturno na primeira cachoeira. Foto: Mariana Veloso

Depois de uma sopa preparada no fogão à lenha, nos dirigimos ao salão da pousada para um sarau. Um espaço amplo repleto de poltronas e sofás confortáveis, cujo centro abrigava uma grande fogueira. Cantamos e rimos junto com o músico, um violeiro típico e talentoso contador de causos do interior. Com o fim do show, a fogueira ficou exclusiva para o grupo, que se posicionou em uma roda. Nesse momento, entramos em contato com o propósito a ser desenvolvido nessa viagem, o objetivo a ser alcançado e realizado. O calor do fogo ativou e ao mesmo tempo purificou nossos chacras, e assim teve início efetivo a nossa jornada de alinhamento dos nossos 7 níveis de consciência.

Sarau no salão de festas e reunião. Foto: Eliane Christofoletti

Sarau com música regional . Foto: Eliane Christofoletti

AS PRIMEIRAS ORIENTAÇÕES

O dia seguinte - domingo, amanheceu ensolarado, que alegria! Um dia perfeito para trilha e cachoeira.

Vista das serras e dos arredores da Ecopousada. Foto: Dandara Sevilha

Antes do café, fomos ao salão principal para as instruções de Dora Bentes que apontou no mapa astral de cada um dos participantes os principais chacras a serem trabalhados. Recebemos, então, uma aula sobre os chacras:

Salão de festas e reunião da Ecopousada. Foto: Ricardo Barbosa

NA TRILHA DAS CACHOEIRAS

De posse de um novo entendimento sobre os níveis de consciência e com uma ideia mais refinada sobre cada propósito, o grupo seguiu para a trilha.

A primeira parada foi na mesma cachoeira do dia anterior. As águas rasas são perfeitas para ativação do primeiro chacra (básico) e bastou nos ajoelharmos para deixarmos que a água fluísse por este chacra.

Primeira cachoeira. Foto: Ricardo Barbosa

Posteriormente, recebemos a companhia de dois guias e depois de uma subida íngreme alcançamos a segunda cachoeira. Dessa vez foi a curvatura da pedra que se encaixou perfeitamente sob nosso ventre, ativando a consciência da alegria e do prazer de viver localizada no segundo chacra (esplênico).

Segunda cachoeira. Foto: Mariana Veloso

E assim seguimos de cachoeira em cachoeira, cada uma aparentemente esculpida para receber o trabalho de cada chacra. Para alguns novatos, uma surpresa. Para os que já participaram das viagens da consciência, sincronicidade.

E durante o percurso, a trilha foi ficando mais difícil: cordas, caminhos estreitos, frágeis pontes e até um pequeno rapel foram os desafios superados com o suporte fundamental do grupo e dos guias. A paisagem é deslumbrante e harmoniosa, recortada por pedras de muitos tamanhos, poços e quedas de águas cristalinas.

Na trilha. Foto: Eliane Christofoletti

Chegamos à terceira cachoeira, onde a água na altura do estômago e os raios solares ativaram nosso terceiro chacra (umbilical ou plexo solar).

Terceira cachoeira. Foto: Mariana Veloso

Na quarta cachoeira, a queda d'água sobre nosso peito estimulou o chacra cardíaco.

Quarta cachoeira. Foto: Eliane Christofoletti

Na quinta cachoeira foi uma espuma suave que abriu esse chacra localizado na garganta - o laríngeo.

Quinta cachoeira. Foto: Mariana Veloso

Mais 40 minutos de subida e alcançamos a sexta cachoeira, onde o chacra frontal foi ativado com as águas que fluíam pelo terceiro olho.

Sexta cachoeira. Foto: Mariana Veloso

E eis que logo depois, finalmente encontramos a sétima cachoeira, a maior de todas, majestosa, cujas pedras formam uma espécie de banco onde sentamos e recebemos o jato de água verticalmente sobre nossa cabeça. Ele estimulou nosso chacra coronário, concluindo a ativação de todos os portais de consciência do nosso corpo.

Insights e percepções surgiram ao longo do caminho, mas ali, com o estímulo do coronário e a integração do processo, é que fomos tendo mais clareza de que algo realmente já tinha mudado dentro de nós.

Sétima cachoeira. Foto: Eliane Christofoletti

Mais um pouquinho de caminhada, e uma parada para um lanche e foto do grupo no alto da montanha.

Final da trilha - Grupo reunido. Foto: Mariana Veloso

Conseguimos! Mas a volta ainda reservava uma linda surpresa: as paisagens amplas das montanhas que envolvem a serra. No total, foram 5 horas e meia de caminhada. Muita satisfação e contentamento no retorno e um almoço tardio mas bem caprichado, que encerrou nossa estada no refúgio, deixando muitas saudades.

Vista das serras e dos arredores da Ecopousada. Foto: Dandara Sevilha

Descendo a trilha para a ecopousada. Foto: Dandara Sevilha

O RETORNO

Era a hora de pegar a estrada de volta pra São Paulo, descansar e refletir sobre o que foi vivido de forma tão intensa em apenas um final de semana. Tanta coisa aconteceu lá: paradigmas abandonados, novas consciências adquiridas.

Pôr do sol na ecopousada. Foto: Dandara Sevilha

Já no Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes fomos requisitados a desenvolver um plano de ação a partir das experiências vividas, pois faz parte do trabalho trazer pro universo concreto, para nossa realidade, as informações que foram acessadas.

E assim, um a um fomos dividindo com o grupo nossos projetos. Em muitos casos foi algo completamente diferente do que fora inicialmente pensado pelos participantes. E nisso reside a beleza do processo. Quando você se permite abrir-se à experiência, a informação que chega é a que precisa ser trabalhada, o que normalmente não acessaríamos na nossa rotina muitas vezes sufocante da cidade grande.

E para que isto aconteça não precisamos de muito. Somente estarmos abertos a novas experiências, como sair, viajar e se conectar com a natureza.

Até a próxima Viagem da Consciência!

___________ O Projeto Viagens da Consciência ®️ surgiu com a intenção de trazer o novo para aquelas pessoas que sentem que há algo maior em suas vidas e que desejam alcançar o verdadeiro sentido da felicidade e bem estar. Através de um método único que envolve viagens, meditações e interações, auxiliamos as pessoas a abrirem seus corações para ouvirem seu "eu interior" e assim expandir a consciência em busca da realização e felicidade em suas vidas. O Projeto Viagens da Consciência ®️ já levou grupos para Irlanda, Inglaterra, Chile, Peru, Chapada dos Guimarães (Brasil), Escócia, Portugal, Jalapão (Brasil) e outras localidades no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Próximas viagens: www.dorambentes.com/viagens-programadas ___________

#viagensdaconsciência #imersãonanatureza #vivênciananatureza #turismodeExperiência #autoconsciência #meditação