• Marilissa Abdalla

Terapia Ortomolecular (Oligoterapia): Tratar o Doente Não a Doença


Tratar o doente e não a doença é também o princípio da homeopatia e da medicina chinesa, que promovem um cuidado e tratamento individualizado, com estimulação da energia vital.

A oligoterapia ou terapia ortomolecular é uma técnica baseada na ação terapêutica de elementos químicos ou minerais em sua forma ionizada (energeticamente ativa), visando o equilíbrio biológico e energético do organismo.

Chamada de “A Eterna Medicina Funcional Francesa”, a oligoterapia é uma terapia muito utilizada na Europa desde a década de 30, sendo estudada pelo Dr. Jacques Ménétrier, que se baseou na teoria dos campos biológicos (diáteses) para tratar seus pacientes.

Diátese é um conjunto de sinais e sintomas das doenças que traduz uma determinada disfunção que vai perturbar o funcionamento saudável do organismo, levando-o gradativamente ao desequilíbrio em que a doença se instala.

No ano de 1960, Ménétrier juntamente com outros médicos, farmacêuticos e químicos, estudou 50 mil casos clínicos, comprovando as diáteses (conjunto de sintomas) e seus oligoelementos (minerais/ elementos químicos) correspondentes, deixando claro que esse tratamento recupera os estados frágeis e falhos do terreno biológico, levando o organismo ao estado de homeostasis ou saúde.

Trata-se de uma técnica holística, praticada no mundo todo e reconhecida em toda a Europa, pois atua com uma abordagem integrativa do cliente, levando em conta seu estado geral, sua natureza, seu temperamento, sua memória, entre outros muitos aspectos, tratando de questões físicas, emocionais e energéticas.

Essa terapia baseia-se na avaliação ou anamnese do cliente, através do mapa de ménétrier, na realização do mineralograma para detectar o bloqueio dos minerais, definindo então os oligoelementos a serem utilizados para o tratamento.

Esses micro minerais podem ser ministrados por via sublingual ou pela pele, não sofrendo assim a ação dos ácidos internos e sua vantagem está em não apresentar efeitos colaterais ou contraindicações.

Pensando em uma abordagem qualitativa, visando o funcionamento e equilíbrio celular físico e energético, desenvolvemos um novo modelo de tratamento com a integração de várias técnicas terapêuticas, agregando valor e qualidade ao tratamento proposto, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Gostou? Conheça esse tratamento, agende uma consulta!


Marilissa Abdalla é Esteticista e Terapeuta Holística Integrativa.

Graduada e pós-graduada pelo Hospital Albert Einstein em Pediatria e Reflexologia e também pós-graduada em Estética pela Famesp.

Ministrante do curso de Primeiros Socorros no Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes.

#terapiaortomolecular #equilíbrio #organismo #oligoterapia #saudável

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2019 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes