• Sónia Villar Mendes

O Corpo Fala o Que a Emoção Não Expressa


Sabe aquela dor de estômago que surge sempre que o seu chefe lhe pede algo urgente, faltando apenas 10 minutos para o fim do seu horário de trabalho?

Ou a enxaqueca que teima em estragar o final de semana?

Já para não falar do ataque de rinite que aparece quando você é contrariada/o!?

Pois bem, o corpo fala aquilo que a emoção não expressa! “Nada é meramente psíquico ou meramente somático” como referiu Freud.

Emoção, em inglês emotion, como inúmeros cientistas referem, significa energia (e) em movimento (motion). Estudos têm demonstrado que cada estado emocional representa uma frequência energética específica. Assim sendo, quando manifestamos algum tipo de emoção emitimos essa energia, de frequência específica, influenciando a energia de outros seres que nos rodeiam. Como referido por Scheila Guedes Garcez (in Tese de Mestrado - Repositório da Produção Científica e Intelectual da UNICAMP) tecidos biológicos são influenciados por frequências de ondas eletromagnéticas. Isto explica como estados emocionais desencadeiam manifestações físicas ao nível dos tecidos, ou melhor dizendo, manifestações psicossomáticas.

O que é a Psicossomática?

- Estudo e tratamento das doenças do corpo, cuja causa principal é de ordem psicológica; - A palavra psicossomática deriva dos termos gregos psyche e soma, que querem dizer mente e corpo, respectivamente. Apoia-se na unidade funcional do organismo como um todo, aceitando a mente e o corpo como uma totalidade onde não tem lugar a visão unilateral de qualquer das duas partes. Assim, a saúde do corpo dependerá da saúde da mente e as manifestações patológicas do organismo atuarão, reciprocamente, sobre a mente, desencadeando aí perturbações que devem ser encaradas em termos de unidade Psicossomática.

Os autores desta área defendem que “...a influência dos fenômenos psíquicos no aparecimento e desenvolvimento das doenças é um problema que tem de encarar-se no mesmo plano que a influência dos processos químicos, físicos ou bacterianos...” (Von Wexküll). A doença física não deve ser estudada isoladamente, há o estado mental do sujeito, a sua história, a sua personalidade e o mundo da Psicossomática passa pelo estudo de todos estes factores”. - Trabalho realizado, no âmbito da cadeira de Psicologia da Saúde (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Portugal).

Corpo, mente e emoção estão em constante interação e para entendermos o que o corpo manifesta precisamos entender os processos emocionais que os indivíduos enfrentam e vivenciam.

Somos universos energéticos cujo entendimento só é possível se olharmos a complexidade do seu todo, contemplando todos os seus vetores, externos e internos!

Sónia Villar Mendes é Psicóloga, Terapeuta Quântica e Facilitadora Relacional no âmbito psicossocial.

#psicossomática #emoções #corpoemente

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2020 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes®