• Sónia Villar Mendes

Os outros são espelhos de nós!


Já ouviu isso? Faz sentido pra você?

A Terceira Lei de Newton, ou princípio da Ação-Reação, diz que “cada vez que um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, este mesmo corpo B exerce uma força sobre o corpo A”. Ou seja, sempre que eu exerço uma ação no mundo, o mundo tem uma reação em mim e vice-versa. Então faz sentido a afirmação inicial. Eu trago em mim algo do mundo e o mundo traz algo de mim!

Vamos, então, refletir sobre o nosso reflexo no mundo...

O meu sentido de Ser, minha identidade, é um reflexo de minha cultura, minha família, minha religião, meu ambiente socio-econômico, pois estes são os fatores que me influenciam durante meu crescimento, durante minha aprendizagem e formação pessoal.

Aprendemos a andar e como andar. Aprendemos a falar e como falar. Aprendemos a brincar e como brincar. Aprendemos as normas sociais dos ambientes em que estamos inseridos e, como tal, qual a conduta esperada de nós.

Desempenhamos inúmeros papéis sociais (filhos/as, mãe, pai, marido, esposa, homem, mulher, profissionais, etc.) e estes vêm caracterizados com “rótulos” que interiorizamos na nossa personalidade e até no nosso corpo.

A mídia diz-nos como vestir, o que vestir, qual o corpo que devemos ter, o que é atraente, ou não. E como estamos condicionamos aos espelhos que nos colocam à frente!?!

Mas o quanto esses reflexos são realmente o NOSSO reflexo verdadeiro e genuíno?

Procuramos incessantemente o corpo perfeito, o rosto perfeito, chegando mesmo a fazer procedimentos dolorosos para alcançar essa “perfeição”. Mas será que você é essa imagem, que alguém definiu como aquela que você deve almejar?

O que você está refletindo no mundo?

O que o mundo está refletindo em você?

Você se ama e se aceita nesse reflexo?

Somos seres únicos na nossa diversidade, especiais por sermos como somos. E esse é o grande desafio da vida... Aceitar e integrar as diferenças, porque o mundo é naturalmente infinito na sua diversidade. A diferença enriquece, porque traz o novo. Aquilo que não somos leva-nos a evoluir para entender, integrar e amadurecer. Uma casa não se consctrói se só houvesse pedreiros! Quem faria a instalação elétrica? Quem pintaria as paredes? Quem construiria os alicerces? Algum destes profissionais é mais importante ou “valioso” do que o outro neste processo? Acredito que não!

Olhemos nossa unicidade! Olhemos nossas diferenças como “ingredientes secretos” que tornam uma receita em uma obra de arte!

A verdadeira felicidade está no simples ato de podermos Ser quem realmente somos, na nossa essência, expressando-nos em nossa genuinidade, sem rótulos que nos aprisionam, impedindo-nos de influenciar o mundo e sermos influenciados por este de forma construtiva e positiva!

Se você está no caminho do autoconhecimento e quer cada vez mais mostrar a sua essência para o mundo, vou desenvolver nos dias 24 e 31.03.2019 a vivência Reflexos, uma oficina transformacional onde se partilha e vivencia experiências que potencializam a expressão do verdadeiro Eu Feminino.

Quer saber mais, então clique aqui.

Sónia Villar Mendes é Psicóloga, Terapeuta Quântica e Facilitadora Relacional no âmbito psicossocial. Atua como Terapeuta de Biofeedback Quântico e trabalha com grupos terapêuticos cujo objetivo é desenvolver a autoimagem positiva e autoestima feminina, através de partilha de experiências e vivência.

#espelhamento #autoconhecimento #consciência #reflexo #reflexos

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2019 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes