• Daniella Prevot

Fato x Interpretações (As Aventuras de Empátia)


Um dos primeiros passos para melhorarmos nossas conversas (e também para pararmos de sofrer) é separarmos a nossa observação dos fatos da nossa interpretação.

É da natureza da nossa mente interpretar o mundo ao nosso redor a partir da nossa perspectiva, história e crenças. Isso faz parte da nossa evolução, é um mecanismo de defesa para que possamos rapidamente darmos respostas aos fatos externos. Exemplo: ouço um rugido → interpreto que é uma fera → corro para sobreviver.

O problema acontece quando a nossa interpretação altera a compreensão do fato, gerando uma série de sofrimentos desnecessários, como é o caso da Empátia, que já ia partir ligando para a irmã dela para avisar que o cunhado a estava traindo!

Outro problema que vêm da nossa interpretação é que geralmente ela vem recheada com nossos juízos de valor e ao expressarmos a nossa interpretação o nosso interlocutor tende a se sentir criticado.

A dica é pensarmos e expressarmos os fatos como se estivéssemos gravando com uma câmera: se eu estivesse filmando o que aconteceu, o que todo mundo enxergaria?

Acompanhe as outras tirinhas da séria As Aventuras de Empátia - A garota que não sabia se relacionar.

Pedidos Positivos - clique aqui

Escuta Ativa - clique aqui

Também, te convido para o meu curso de Comunicação Empática que vai ter início no dia 03.04.2019, para saber mais clique aqui.

Daniella Prevot é formada em Gestão de Políticas Públicas. Astróloga, coach e aplicadora de Jin Shin Jyutsu®. Trabalha com leitura de mapa astral, florais Joel Aleixo e meditação em suas consultas. Também trabalha com o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva e empática em seus atendimentos.

#comunicação #interpretação #valores #linguagempositiva #comunicaçãoempática #escutaativa #fatos #asaventurasdeempátia

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2019 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes