• Daniella Prevot

Comunicação Reativa (As Aventuras de Empátia)


“Toda agressão é uma expressão trágica de uma necessidade não atendida”.

Essa é uma das muitas frases cheias de significado de Marshall B. Rosenberg, psicólogo norte-americano criador da Comunicação Não-Violenta. Ele acreditava que toda agressão verbal é só uma forma pouco eficiente de pedirmos algo para o outro. Quê? Como é que é?

Acontece que, por não termos aprendido na nossa educação formal ou familiar a fazermos a gestão das nossas emoções, competência da chamada inteligência emocional, quando sentimos surpresa, medo, raiva, tristeza, ou qualquer outra emoção forte, agimos de forma reativa, expressando essa nossa emoção por meio de nossas palavras.

Se levamos um susto ao sermos “fechamos” no trânsito, por exemplo, nossa reação é buzinar ou até mesmo xingar a outra pessoa. Apesar de compreensível, essa nossa forma de expressão dificilmente fará com que o outro mude seu comportamento. Tragicamente pode até torná-lo mais agressivo. No fundo no fundo, o que gostaríamos de dizer seria algo do tipo: “Ei, tome cuidado! Fico com medo de que possamos bater e nos machucar!”.

Consegue perceber qual é a necessidade nesse caso? É a necessidade de segurança, de atenção, tranquilidade ao dirigir, algo que todos nós queremos e conseguimos nos conectar. Mas se expressamos essa necessidade no calor do momento ela pode sair como o simples “Idiota!”.

Quando alguém é agressivo na expressão, me ajuda muito me lembrar dessa frase e, ao invés de ficar chateada, procuro investigar: qual será a necessidade dessa pessoa? O que ela está tentando me pedir?

Convido você a fazer essa mesma investigação :)

Me conta se foi bacana a reflexão?

Acompanhe as outras tirinhas da séria As Aventuras de Empátia - A garota que não sabia se relacionar.

Fato x Interpretações - clique aqui

Pedidos Positivos - clique aqui

Também, te convido para o meu curso de Comunicação Empática que vai ter início no dia 03.04.2019, para saber mais clique aqui.

Daniella Prevot é formada em Gestão de Políticas Públicas. Astróloga, coach e aplicadora de Jin Shin Jyutsu®. Trabalha com leitura de mapa astral, florais Joel Aleixo e meditação em suas consultas. Também trabalha com o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva e empática em seus atendimentos.

#comunicação #interpretação #valores #linguagempositiva #comunicaçãoempática #escutaativa #fatos #asaventurasdeempátia

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2019 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes