• Sergio Hora

SER FACILITADOR...


...de Access Consciousness® ou qualquer outra ferramenta ou cadeira acadêmica parecia algo bastante improvável para mim ao longo da minha trajetória. Não que eu não tenha atuado como professor em algum momento de vida, mas isto aconteceu lá na época da universidade, quando dava aulas particulares para alunos do ensino médio e um tempo depois, em uma faculdade de pedagogia e para alunos de especialização na USP, quando estava no mestrado.

Contudo, sempre fiquei na dúvida se eu era um bom professor, ainda que levasse muito a sério a função e dedicasse horas a fio em estudos para preparar uma boa aula. Mas talvez esta fosse a diferença: meu papel era menos de facilitador e vinha mais daquele lugar do saber absoluto, que era o esperado de mim e de outros colegas como eu.

Foi com Access Consciousness® que realmente tomei consciência da minha potência no papel de facilitador e seu real significado e esta foi uma das descobertas mais expansivas pelas quais passei no último ano.

Neste período, montei algumas classes que não lograram êxito, sobretudo lá no início, mas com o apoio de pessoas muito especiais, mantive o foco, a energia de criação e com um ou mais alunos, as classes receberam a mesma atenção em suas inúmeras etapas, desde sua criação até a finalização, quando o aluno recebe uma mensagem de parabéns e é informado do registro de sua classe na base internacional de Access®. Por início, foram as classes de Barras de Access®, depois as de Facelift® Energético e, mais recentemente, fui autorizado a oferecer classes de algumas dezenas de processos corporais de Access Consciousness®.

A escolha da melhor data, a feitura da arte para divulgação e a própria estratégia de divulgação, a conversa com os interessados, a efetivação das inscrições, a organização detalhada do material didático em seus mais específicos detalhes – e as pessoas sabem como sou detalhista!-, escolher o coffee break, a montagem das cadeiras e das macas, o olhar atento para o saber que cada aluno trás para a classe e como estes múltiplos saberes de misturam, amalgamam-se e constroem uma classe tão profundamente singular que nunca é comparável com suas predecessoras ou suas sucessoras. Quanta expansão!

Foi esta jornada que me fez compreender quão profundamente prazeroso é cuidar de cada detalhe em cada etapa e contribuir para o sorriso de cada pessoa, para o desenvolvimento de cada um e de mim mesmo nestes encontros e presenciar as pessoas se conhecendo e tornando-se novos bons amigos. Isto, sim, é ser Facilitador, que eu descobri fazer parte de mim mesmo.

______

Quer se tornar um facilitador/practioner das ferramentas de Access Consciousness®? 💬 Clique aqui e envie-nos uma mensagem ;)

Sergio Hora - Terapêutica Integrada

Facilitador certificado de Barras de Access®, Facelift® Energético e processos corporais de Access Consciousness®; terapeuta de SE-Somatic Experiencing® e Florais Alquímicos de Joel Aleixo®. Mestre em ciências pelo Depto. Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e graduado em Tecnologia da Informação. Especialista em políticas públicas nas áreas da saúde, educação e assistência social. Ministrante dos cursos de Barras de Access® e Facelift® Energético e dos workshops de MTVSS® e Circuitos no Centro.

#accessconciousness #ensino #aprendizado #facilitador #processo #cuidado #desenvolvimento

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2020 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes®