- Daniella Prevot
Defesas Internas (As Aventuras de Empátia)

Para além das palavras que falamos, boa parte da comunicação é realizada por meio da nossa linguagem não-verbal. Estudos mostram que mais de 65% daquilo que comunicamos está nesse âmbito, que envolve nossa postura corporal, expressão facial e tom de voz. Essas características foram desenvolvidas antes da nossa capacidade de fala e representam até hoje o fator essencial para o sucesso da nossa comunicação.
Se estamos internamente no “módulo defesa e ataque” o nosso interlocutor consegue ler isso e, instintivamente, assume a mesma posição defesa/ataque. Isso acontece por conta dos nossos neurônios espelhos, desenvolvidos como mecanismo de sobrevivência e evolução para sabermos imitar os comportamentos e assim aprender e nos adaptar socialmente.
A nossa reflexão a partir disso é: que tipo de conversa nós queremos ter? Aquela tensa, pisando em ovos, ou mesmo agressiva; ou um diálogo tranquilo, pacífico e cooperativo?
Te convido a perceber em que lugar interno você costuma conversar com as pessoas e veja se experimentando uma disposição diferente a qualidade das suas conversas mudam também.
Um grande abraço!
📖 Acompanhe as outras tirinhas da séria As Aventuras de Empátia.
Comunicação Reativa - clique aqui
Fato x Interpretações - clique aqui
______

Conheça o curso on-line.
💬 Clique aqui e saiba mais ;)

Daniella Prevot é formada em Gestão de Políticas Públicas. Astróloga, coach e aplicadora de Jin Shin Jyutsu®. Trabalha com leitura de mapa astral, florais Joel Aleixo e meditação em suas consultas. Também trabalha com o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva e empática em seus atendimentos.
#comunicação #interpretação #valores #linguagempositiva #comunicaçãoempática #escutaativa #fatos #asaventurasdeempátia