• Keila Caiani

Sobre o que estamos falando?


Quando resolvi me especializar em comunicação foi necessário dedicar um tempinho na leitura de alguns especialistas de diversas áreas, filósofos, sociólogos, linguistas, entre outros. E um deles, o linguista francês Émile Benveniste, dizia em uma de suas colocações que [...] a consciência de si mesmo só é possível se experimentada por contraste. Eu não emprego eu a não ser dirigindo-me a alguém, que será na minha alocução um tu. Essa condição de diálogo é que é constitutiva da pessoa [...]

A frase explica o termo enunciação e quer dizer que quando uma pessoa conversa com outra ela se coloca como “eu” enquanto a outra pessoa que está ouvindo é o “tu”, porém, quando a fala da primeira pessoa termina e a segunda pessoa responde o “eu” e o “tu” trocam de lugares. No caso de Benveniste, o tema central é a parte linguística, mas nós ficaremos no “eu” e “tu”.

Reciprocidade

Conversas que transformam, são aquelas que nos promovem mudanças significativas, além de trazerem maior sensação de acolhimento e pertencimento. É como se fosse um encontro entre a empatia, a escuta ativa, a fala e o não julgamento. Um lugar que, ao acessarmos, conseguimos nos ouvir, ouvir o outro e compreender melhor nosso instante presente.

É a troca e a partilha que compõem momentos de descobertas sobre nós mesmos.

É verdade que nem todas as conversas são assim, mas podemos fazer escolhas e estarmos presentes em ambientes que facilitem esta comunicação, basta estarmos disponíveis a elas.

Que tal falarmos mais sobre isto no Therapy Day - Edição Especial Vivências do dia 24 de agosto na vivência Conversas que Transformam?

Keila Caiani é terapeuta e criadora do Motivação Todo Dia, um projeto que envolve escrita empática, psicologia positiva, rodas de conversa, cursos livres e atendimentos individuais.

Estudou análise transacional, ferramentas e técnicas de coaching, escrita criativa e afetuosa pela The School Of Life Brasil, oratória – que atuo de forma voluntária e profissional – e sempre que posso volto para novas técnicas e aprendizados.

#comunicação #comunicaçãoempática

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2019 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes