• Keila Caiani

Apoderar-se de si


Trago o significado do dicionário para vocês:

"conceder ou conseguir poder; obter mais poder; tornar-se ainda mais poderoso; empoderou-se e cheia de confiança seguiu em frente! [Figurado] Passar a ter domínio sobre sua própria vida; dar ou atribuir poder a: ela luta para empoderar as minorias; empoderou-se de coragem e seguiu em frente".

Em resumo, é dar poder a uma causa ou a própria vida.

Mesmo tendo sido escolhido a dedo o termo, para mim, passa uma sensação de "apenas pequenos grupos" e também de um isolamento, como se somente aquele grupo precisasse daquele poder.

A cada dia mais vivemos um mundo com diversos tipos de pessoas e situações - refugiados, brancos, negros, pobres, asiáticos, analfabetos, ricos, subnutridos e todos são seres humanos. Não sou contra dar poder a própria vida, mas sou a favor de criarmos um termo que englobe todas as pessoas e não apenas as minorias.

💪 O que é apoderar-se?

Novamente fui ao dicionário e procurei o significado de apoderar-se:

"Apossar-se; assumir a posse de: apoderou-se das propriedades dos pais; alguns prefeitos apoderaram-se do dinheiro público.[Figurado] Tomar posse e ter o domínio moral e/ou psicológico sobre alguém; deixar-se possuir por: o sentimento de felicidade apoderou-se da família.

Possuir; conceder posse; dar ou ocasionar domínio de: os proprietários apoderaram os pertences alheios."

Embora este termo não seja exatamente o que eu buscava eu apoio mais ele porque quando possuímos um sentimento nos apoderamos de um sentimento, não estamos fazendo nada de mal para ninguém.

Então, podemos nos apoderar de quem somos. Apoderamento de si. Possuir a si próprio. Tomar posse de quem somos, independente do grupo que fazemos parte. Sem a diferença e até muitas vezes violência envolta na causa.

Se eu me dou o direito de apoderar-me de mim eu também dou o direito de que o outro seja quem ele é, com suas escolhas individuais.

E isto me remete ao trabalho do Conversas que Transformam que realizo em grupo ou individualmente e que tem por objetivo principal extrair o melhor do outro, mas não para mim, e sim para que ele viva melhor e mais leve com suas escolhas e compreenda que nem sempre agradaremos a todos, mas que o primeiro que precisamos agradar é a gente mesmo.

______

Quer saber mais sobre as Conversas que Transformam? 💬 Clique aqui ou envie-nos uma mensagem ;)

Keila Caiani é terapeuta e criadora do Motivação Todo Dia, um projeto que envolve escrita empática, psicologia positiva, rodas de conversa, cursos livres e atendimentos individuais.

Estudou análise transacional, ferramentas e técnicas de coaching, escrita criativa e afetuosa pela The School Of Life Brasil, oratória – que atuo de forma voluntária e profissional – e sempre que posso volto para novas técnicas e aprendizados.

#empoderamento #conversasquetransformam #comunicação #Eu

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2019 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes