• Centro Dora M Bentes

Hábitos sustentáveis para uma vida mais saudável e equilibrada, fisicamente e economicamente



Você sabia que sustentabilidade vai muito além da reciclagem ou plantar uma árvore, e está diretamente ligada com nossa qualidade de vida hoje?


Hábitos mais sustentáveis, contribuem para a saúde e bem estar, do nosso corpo, do coletivo e do planeta. Através do que nos alimentamos e consumimos podemos nos transformar internamente, para assim contribuir para a transformação do coletivo e regeneração do planeta.

Mas afinal, o que é sustentabilidade?

Normalmente, ao falar de sustentabilidade, logo associamos a reciclagem ou a causas ambientais, mas o termo sustentável vai muito além do viés ambiental e está relacionado com os mais diversos aspectos da nossa vida, está diretamente ligado a forma como vivemos, trabalhamos, nos relacionamos, como gastamos nosso dinheiro e até mesmo nosso tempo, ou como nos alimentamos.


E para falar de alimentação, vou citar alguns exemplos.


Hoje, um dos maiores problemas ambientais que enfrentamos é o acumulo de embalagens - principalmente plásticas, que além de extrair recursos naturais de maneira desequilibrada, após o descarte demoram séculos para se decompor na natureza, possuem uma taxa de reciclagem mundial de apenas 3% e causam diversos impactos ambientais. Mas será que aquele pacote de salgadinho ou uma latinha de milho gera um problema apenas para o meio ambiente? Hoje 60% da população brasileira sofre de sobrepeso e 20% de obesidade, já o consumo de enlatados cresceu 56% entre o período de 2011 a 2019, e o consumo de arroz e feijão caiu 41%, mas em contra partida, o número de farmácias cresce exponencialmente ano a ano, e nós brasileiros, somos o país que mais consome agrotóxicos no mundo todo.


Ou seja, nos alimentar de forma mais rápida, sem conexão com o alimento, sem entender quais nutrientes nosso corpo precisa, trocando cada vez mais os alimentos naturais por químicos e processados, que acumulam toxinas em nosso corpo, e podem gerar doenças físicas e psicossomáticas, para assim, ter mais tempo para trabalhar e mais dinheiro para consumir. Percebe como esses hábitos, a médio e longo prazo, são insustentáveis também para o nosso corpo e para a vida?


Veja que um problema ambiental é apenas um dos impactos do nosso estilo de vida, e este é apenas um dos exemplos, mas eu poderia citar aqui alguns dos impactos dos produtos químicos de higiene pessoal, produtos de limpeza, ou até mesmo a forma como consumimos informação hoje.

Mas mudar, pode ser mais simples do que parece, na verdade, tudo que precisamos é buscar mais conexão com a natureza, já que fazemos parte dela, e REPENSAR nossos hábitos, nosso consumo, o que e como fazemos.

Os impactos positivos de hábitos mais sustentáveis e como começar

Novamente tomando a alimentação como exemplo, podemos notar diversos benefícios de nos alimentar de forma mais natural, como de fato nutrir o nosso corpo, consumir alimentos orgânicos, além de melhorar nossa saúde e bem estar, fortalece o trabalho de famílias de pequenos produtores orgânicos, ajudando a descentralizar a economia, e ainda evita diversos impactos ambientais.


E podemos começar com hábitos muito simples, como por exemplo, trocar a bucha plástica para lavar louça pela bucha vegetal que é orgânica e comportável, ou fazer em casa seu próprio desinfetante, apenas com álcool, vinagre, cascas de laranja e água, além de evitar um produto químico que pode gerar alergias e problemas respiratórios, você gera economia para a sua casa, uma embalagem plástica a menos no meio ambiente e ainda reaproveita a casca de laranja, perfumando e limpando a casa de forma natural.

Assim como estes hábitos, existem vários outros que podemos implementar em nossa casa e no dia a dia, e os benefícios são incontáveis, pois regeneram nosso corpo e nossa saúde, gera economia pois consumimos de maneira mais consciente, contribui para uma economia sustentável no mundo e diminui nosso impacto ambiental, isto é, os benefícios são coletivos, imediatos e também a longo prazo.

Através dos nossos hábitos podemos nos transformar internamente, para assim contribuir para a transformação do mundo.

E a troca de experiências é essencial para a transformação, vamos juntos?

Meu propósito é ajudar as pessoas a perceberem como é simples implementar hábitos mais sustentáveis no dia a dia, para isto, além de workshops, desenvolvi em parceria com o Centro de Desenvolvimento Dora M. Bentes o minicurso gratuito Ser Sustentável, que através de conversas leves, aborda a sustentabilidade dentro do nosso lar, de forma simples e prática, com o propósito de repensarmos hábitos, trocar experiências e encontrar alternativas que se adaptem a sua rotina.

São 4 encontros com duração de 1 hora, e em cada um deles falaremos sobre um cômodo de nossa casa, como exemplos de hábitos simples e práticos para implementar.

O minicurso é gratuito, online e ao vivo, para saber mais, clique aqui.

“A transformação de um mundo melhor começa por dentro, primeiro com nós mesmos”


______


Conheça o minicurso Ser Sustentável em casa e no dia a dia. ♻️ Clique aqui e saiba mais ;)

Tamires Lavor é pisciana, mochileira, formada em marketing, atuou com gestão de projetos, comunicação e treinamentos, mas largou tudo para viajar e encontrar sua forma de contribuir para o mundo que deseja. Busca soluções práticas para uma vida mais sustentável, conectada com si mesmo, com o outro e a natureza.

##sustentabilidade #reciclagem #transformação #coletivo #hábitos

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2020 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes®