A Luz como Tratamento Estético Terapêutico

 

Como é energia vital. A luz vem sendo estudada ao longo dos anos, e aplicada em vários segmentos para trazer benefícios ao homem.

Desde Thomas Edison, o inventor da lâmpada incandescente, essa forma de energia vem sofrendo transformações, chegando a formas mais tecnológicas do laser e da luz intensa pulsada.

 

Tanto o Laser como a Luz intensa pulsada, utilizam a lâmpada de xenônio como fonte de energia. Sua utilização abrange os meios da área de saúde, principalmente na medicina e no segmento da beleza e estética.

Na década de 60, foram feitos estudos com dados publicados sobre a utilização da luz intensa pulsada(LIP) ou intense pulsed light, para tratamentos de pele e olhos.

 

A luz intensa pulsada se diferencia do laser, porque se utiliza de flashlamps (circuitos elétricos que promovem um repentino estouro num fusível, gerando uma luz brilhante policromática) que carrega consigo todo o espectro visível da luz.

A diferença esta apenas pelo comprimento de onda liberado, através de filtros colocados na frente dessa lâmpada. A luz é emitida em todas as direções e se espalha, não existindo um ponto focado.

 

O Lip gera calor, como o laser, embora sua utilização se baseie na teoria de Goldman(1963), onde a combinação do comprimento de onda com duração do pulso luminoso emitido, proverá energia necessária para atingir somente o tecido alvo, com o mínimo de lesão dos tecidos adjacentes.

A luz, passa através da pele, é absorvida por elementos fotorreceptivos dos tecidos, chamados de cromóforos (melanina, hemoglobina, colágeno e água) que transforma a energia luminosa, em calor, através de sua absorção ,promovendo assim o efeito desejado.

 

Dentre às indicações do uso da luz intensa pulsada, estão:

 

1. A depilação (remoção definitiva do pelos), inclusive de pelos brancos;

2. O tratamento para foliculites(inflamação no local dos folículos pilosos);

3. As manchas senis;

4. O rejuvenescimento da pele (acelerando a multiplicação dos fibroblastos e aumentando a espessura da camada de colágeno e elastina);

5. As telangectasias (microvasos na pele);

6. A rosácea (rubor e vermelhidão na pele);

7. A pele com acne;

8. A redução do tamanho dos poros.

 

Daí, a ampla utilização de luz intensa pulsada na Estética, que ao contrário do laser, gera menor dor na aplicação, sendo mais rápida devido ao tamanho de seu aplicador que aumenta a área atingida, gerando consequentemente um menor custo no tratamento oferecido.

 

 

Marilissa Abdalla é Esteticista e Terapeuta Holística Integrativa.

 

Marilissa Abdalla

Facebook: Marilissa Abdalla - Estética, Saúde e Bem Estar

Celular/WhatsApp: (11) 97665-8285

Email: mariabdalla2008@hotmail.com

 

Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes

Atendimentos: Rua dos Jacintos, 233 | São Paulo. SP | (11) 98651-

 

Please reload

+ Conteúdo para Você
Please reload

Rua dos Jacintos, 233

04049-050 Mirandópolis

São Paulo - SP

  • Facebook
  • Instagram
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2019 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes