CHILE

Tornando real o propósito de vida

Foto:  O Deserto do Atacama

O Chile é um destino apaixonante e com uma geografia fascinante. Localizado entre o oceano Pacífico e a Cordilheiras dos Andes, este país garante a quem o visita, uma das viagens mais cenográficas de todo o continente sul americano.

Uma desta viagens cenográficas fica no norte do país - O Deserto do Atacama, e foi lá que o Projeto Viagens da Consciência  trabalhou os valores internos de cada um dos nossos viajantes. Neste ambiente de extremos climáticos e geográficos, as pessoas foram estimuladas a buscar suas qualidades de força, dinamismo e superação dentro de si, tornando-se mais aptas para enfrentar os desafios da vida em todos os sentidos .

Foto: Salar de Tara - Deserto do Atacama

A IMERSÃO

Considerado um dos chacras da Terra, o Deserto do Atacama é considerado um ótimo local para meditações e mentalizações . Nesta viagem, percorremos seus mais importantes pontos turísticos e energéticos como a pitoresca cidade de San Pedro de Atacama; os incríveis Vales da Lua e da Morte; as Lagunas Cejar e Ojos del Salar; as lindas e geladas Piedras Rojas; as Lagunas Altiplânicas, um cenário exuberante; os Geisers del Tatio, com toda a sua força vulcânica; o incrível e colorido Vale do Arco-Íris, as acolhedoras Termas de Puritama; o exuberante Salar de Tar e o Salar do Atacama, com sua imensa reserva de sal. 

Além disto, pudemos contemplar o fantástico céu noturno do deserto com sua imensidão de estrelas visíveis a olho nu em um Tour Astronômico e  sentir o sabor dos vinhos produzidos no deserto pelas comunidades nativas do local.

AS DINÂMICAS REALIZADAS

veja as fotos e as vivências realizadas, em nossa edição desktop

1/14
OS LOCAIS VISITADOS

O Deserto do Atacama  é considerado o deserto mais árido e mais alto do mundo. Localizado na região norte do Chile, tem cerca de 1000 km de extensão, temperaturas variando de 0 a 40° C e altitude variando de dois a mais de quatro mil metros. O deserto é considerado um dos chacras da Terra, um centro magnético e é considerado também um bom local para meditações, mentalizações e projeções astrais. 

San Pedro do Atacama é a cidade base para quem vai ao Atacama e está a 105 km da cidade de Calama, que é onde está o aeroporto mais próximo. Fica na região de Antofagasta, tem cerca de três mil habitantes e fica a 2.400 m acima do nível do mar. É uma cidade para turistas, com casas simples, ruas de terra e muitos hostels, pousadas e hotéis. 

O Vale da Morte  é um local que possui terreno arenoso e montanhoso, e admiráveis esculturas naturais. Com rara presença de vida, motivo pelo qual leva o nome, serve para a prática de sandboard e é disputado pelos turistas para ver o pôr-do-sol do alto de suas dunas. Com cerca de 2 km de extensão, fica no caminho para o Vale da Lua, próximo à cidade de San Pedro de Atacama, a 4 km do centro. 

O Vale da Lua é um paraíso natural localizado em um vale de origem vulcânica. Santuário da natureza decretado em 1982, o vale é uma maravilha geológica com uma extraordinária gama de colorido. Localizado na depressão que rodeia Sierra Orbate a 2.550 metros sobre o nível do mar, os inúmeros atrativos visuais que possui são produto da erosão eólica que tem atuado nessa paisagem. 

A Laguna de Cejar  fica a 25 km de San Pedro e a sua água gelada possui uma grande concentração de sal (80%) que não te permite afundar. 

As Piedras Rojas ou pedras vermelhas, em espanhol, ficam no Salar de Talar (que muitas vezes pode ser mencionado como Salar de Águas Calientes), a 4.000 metros de altitude. Elas recebem essa coloração avermelhada devido a uma grande concentração de ferro oxidado que fora depositado ali. Em meio às pedras de coloração vermelha existe uma lagoa que reflete as montanhas e vulcões em volta, criando um belo visual. 

As Lagunas Altiplânicas estão distantes a cerca de 100 km de San Pedro e encontram-se acima de quatro mil metros de altitude na Reserva Nacional Los Flamencos, e incluem as Lagoas Miscanti, Miñiques, Águas Calientes e Tuyaito. É comum nestes locais a presença de flamingos, vicunhas e lagartos. 

Os Geisers del Tatio localizam-se na bacia geotérmica que leva o mesmo nome e que está a 90 quilômetros ao norte de San Pedro de Atacama, a cerca de 4.320 metros de altitude. 

As grandes colunas de vapor saem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, alcançando temperatura de 85°C e estendendo-se a 10 metros de altura. Os gêiseres são formados quando rios gelados subterrâneos entram em contato com rochas quentes. 

O Vale do Arco-Íris se encontra localizado na Bacia de Rio Grande, a 90 km de San Pedro de Atacama. Ele se destaca por possuir uma infinita gama de cores, com pedras violetas, vermelhas, verdes, etc. 

As Termas de Puritama estão localizadas a 35 km de San Pedro de Atacama e estão inseridas em um Cânion. Vale ressaltar o contraste das cores do deserto e a vegetação que cresce com as águas termais. É um lugar perfeito para um descanso familiar e possui oito piscinas termais com propriedades terapêuticas e medicinais. 

O Salar de Tara fica a 150 km de San Pedro e a 4.400m de altitude. Localizado no meio de vulcões na Reserva Nacional Los Flamencos, o Salar é outro dos múltiplos atrativos que possui o local. Com lagoas, rios e veigas em uma superfície de 48 quilômetros quadrados, o relevo erodido oferece um fabuloso espetáculo ao coexistir terrenos ondulados e vulcões, junto à população animal e vegetal nativa. 

O Tour Astronômico é realizado pela agência Space e é um passeio em grupo que ocorre em um local afastado da cidade de San Pedro de Atacama, onde são dadas noções de astronomia e se manuseiam telescópios, aproveitando o céu noturno livre de interferências do local.

O Tour da Vinícola é uma visita aos vinhedos do Salar de Atacama, que estão localizados acima dos 2.400 metros em uma zona extremamente seca, com solo muito arenoso e calcáreo, com condições climáticas complexas e falta de água. Mesmo assim, é produzido um vinho de excepcional qualidade. 

O Salar do Atacama é um deserto de sal e local de paisagens deslumbrantes, localizado 55 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama. É cercado por montanhas e não tem saídas para drenagem de água. Este deserto de sal tem cerca de 3000 km², medindo 100 km de comprimento por 80 de largura, numa altitude de 2.300 m. 

Algumas áreas da salina fazem parte da reserva ecológica Los Flamencos, cuja região concentra espécies de flamingos e outras aves, como nhandús, gansos, patos, e também mamíferos como guanacos, vicunhas, alpacas e lhamas. 

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O Projeto Viagens da Consciência foi idealizado por Dora M. Bentes, terapeuta, astróloga e focalizadora de processos meditativos e de desenvolvimento humano, com mais de 30 anos de experiência e é conduzido por ela em parceria com Ricardo Barbosa, administrador e consultor, com mais de 20 anos de experiência em organização e realização de projetos.

CONTATOS

E-mail: contato@dorambentes.com

Cel./Whatsapp: 11 98651-1224

Fone: 11 5585-0585

com Margarida (das 13 ás 20 horas)

Centro de Desenvolvimento Dora M. Bentes

Rua dos Jacintos, 233 - Mirandópolis - São Paulo/SP

Rua dos Jacintos, 233

Mirandópolis - São Paulo/SP

04049-050

  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
  • LinkedIn

© 2019 Todos os direitos reservados. Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes